O secretário chefe do gabinete do Japão, Yukio Edano, disse hoje que o país pediu aos militares dos Estados Unidos sediados no país que auxiliem nas áreas atingidas pelo terremoto. O governo de Tóquio e os militares norte-americanos também discutem a possibilidade de os EUA enviarem pessoal de resgate para as áreas costeiras atingidas pelo tsunami, informou Edano.
Mais cedo, o governo japonês emitiu uma emergência oficial para uma das usinas nucleares do país, em Fukushima. Havia problemas com o sistema de refrigeração de um reator da usina, mas não houve vazamento radioativo, segundo a autoridade.
Edano disse que o número de mortos pelo terremoto e pelo tsunami deve subir. Segundo ele, a prioridade agora é resgatar as pessoas. Ele também advertiu que algumas áreas podem sofrer com fortes réplicas e pediu às pessoas que permaneçam em estado de alerta.
Tsunami
As primeiras ondas do tsunami, originado após o terremoto de magnitude 8,9 no Japão, atingiram o Oregon, na costa oeste dos Estados Unidos no início desta tarde. Já a Polinésia Francesa emitiu um alerta sonoro e a Nova Caledônia ordenou que seus moradores deixassem as áreas costeiras e fossem para regiões mais altas. Os territórios ficam próximos à Austrália. As informações são da Dow Jones.