O Japão aprovou nesta terça-feira (29) um plano governamental para atrair ao país cerca de 300 mil estudantes estrangeiros até 2020 (atualmente são 120 mil). O projeto foi apresentado por representantes de seis ministérios envolvidos na iniciativa (Educação, Cultura, Esporte, Ciência, Relações Exteriores e Justiça). O próximo passo é adequar as medidas do novo projeto às diretrizes orçamentárias do próximo ano.
Com o plano aprovado, o Japão promoverá uma série de facilitações, sejam elas econômicas ou normativas, para garantir não somente a presença de estudantes estrangeiros no país, mas também sua inserção no mercado nipônico.
Dentre as medidas atualmente estudadas, destaca-se a simplificação dos procedimentos burocráticos necessários para o ingresso ao país e para a renovação do visto, o que envolve ativamente também a rede diplomática internacional.
O governo solicitará a cerca de 30 universidades que aceitem um elevado número de estrangeiros e que organizem cursos de inglês para facilitar a adaptação.
O plano se propõe também a oferecer assistência prática além do âmbito estudantil, ajudando, por exemplo, o estudante a encontrar locais para se hospedar. Por fim, o projeto prevê uma grande colaboração com as empresas para garantir a permanência dos jovens no Japão mesmo depois de terem concluído os estudos.