O governo do Japão alertou hoje seus cidadãos para os riscos de um “possível ataque terrorista” na Europa. Antes, Estados Unidos e Reino Unido haviam emitido alertas para os viajantes, em meio ao crescente temor de que possa ocorrer um atentado com o envolvimento da rede extremista Al-Qaeda em pontos turísticos da Europa.

continua após a publicidade

Ontem, o Departamento de Estado em Washington emitiu um alerta, afirmando que os agressores podem utilizar “uma série de meios e armas e atacar tanto interesses públicos quanto privados” na Europa. O Reino Unido imediatamente respaldou o alerta dos EUA, advertindo seus próprios cidadãos para o “alto risco de terrorismo” na França e na Alemanha.

O alerta japonês pede que os cidadãos do país vivendo na Europa ou viajando pelo continente tomem todo o cuidado em possíveis alvos dos extremistas, como sedes do governo e da polícia, o transporte público e pontos turísticos.

O canal americano Fox News, citando fontes de inteligência não identificadas, disse que militantes tinham uma lista de alvos na França e na Alemanha, incluindo a Torre Eiffel e a Catedral de Notre Dame, em Paris, o Portão de Brandemburgo, a estação central de trem e a Torre da TV na Alexanderplatz, em Berlim.

continua após a publicidade

A Fox citou um graduado funcionário da inteligência ocidental, afirmando que a informação sobre a lista foi fornecida por “um cidadão com cidadania alemã e paquistanesa, interrogado na Base Aérea de Bagram, no Afeganistão”.

A Torre Eiffel, atração turística mais visitada da França, foi esvaziada duas vezes no mês passado por causa de telefonemas advertindo sobre bombas no local. As autoridades francesas, porém, não encontraram nada e não foi elevado o alerta para risco de terrorismo no país. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade