Israel rechaça pedido dos EUA para sustar construções

O governo de Israel rechaçou oficialmente o pedido do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para que suspendesse todas as construções em Jerusalém Oriental. A informação foi confirmada hoje por auxiliares do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Eles não disseram se o governo local ofereceu alguma concessão para uma eventual retomada das conversas de paz.

Os funcionários, que pediram anonimato, afirmaram que Netanyahu comunicou no fim de semana a posição de seu governo a Obama. Hoje, o enviado do presidente norte-americano para o Oriente Médio, George Mitchell, chega a Israel. Washington havia suspendido as viagens dele à espera de resposta de Israel. Funcionários palestinos disseram que Mitchell vai se reunir amanhã com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, em Ramallah, na Cisjordânia.

Israel e os palestinos previam retomar no mês passado as negociações com mediação norte-americana. Porém, durante uma visita do vice-presidente dos EUA, Joe Biden, Israel anunciou que construiria 1.600 casas em um assentamento em Jerusalém Oriental, o que dificultou ainda mais as chances de diálogo. Os palestinos exigem essa parte da cidade como capital de seu futuro Estado independente. Com informações da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna