Israel planeja mudanças em sua política para Gaza

O governo de Israel está considerando alterar sua política para Gaza, em um esforço para permitir que ajuda humanitária chegue mais facilmente aos cidadãos do território, informaram autoridades israelenses. Uma pessoa familiar ao governo disse que Israel continua pretendendo revistar “qualquer navio” que possa estar carregando armas para Gaza, que é controlada pelo grupo palestino Hamas, mas que também quer permitir que a ajuda humanitária seja capaz de atingir as pessoas em Gaza.

Autoridades israelenses também disseram que o primeiro-ministro, Benjamim Netanyahu, concordou em explorar “soluções criativas” para facilitar o fluxo de produtos para Gaza, embora Israel não concorde em suspender o bloqueio à região.

Esses comentários surgiram depois que as condenações internacionais ao bloqueio aumentaram, incluindo um novo pedido dos EUA para que sejam feitas mudanças na política em Gaza e depois do ataque à flotilha humanitária que tentou furar o bloqueio a Gaza essa semana.

Autoridades dos EUA disseram hoje que a administração de Obama pode “redobrar” seus esforços para garantir que Israel flexibilize o cerco na faixa de Gaza. Mas as mesmas autoridades indicaram que a Casa Branca não vai pedir formalmente a Netanyahu que ponha um fim no bloqueio. Ao invés disso, o governo norte-americano acredita que existem meios de acelerar a entrada de produtos importantes em Gaza, como material de construção e alimentos, ao mesmo tempo em que continua aprovando que Israel mantenha guarda para não permitir que armas entrem em Gaza. As informações são da Dow Jones.