Um tribunal israelense libertou hoje o legislador do Hamas Mohammed Abu Teir, que havia sido detido por entrar em Jerusalém apesar de sua permissão de residência na cidade ter sido revogada.

continua após a publicidade

Segundo documentos do Judiciário, ele recebeu ordens para deixar a capital imediatamente. Funcionários israelenses escoltaram o parlamentar até o cruzamento em Beituniya que liga Jerusalém Oriental (anexada pelos israelenses) ao restante da Cisjordânia, onde Abu Teir foi recebido por partidários.

Ele havia sito detido no dia 30 de junho por entrar em Jerusalém Oriental depois que o Ministério do Interior ter revogado sua permissão de residência na cidade, por causa de sua atividade no movimento islamita Hamas. Uma apelação contra a ordem do Ministério foi aberta no Supremo Tribunal de Israel.

“Hoje, o tribunal de magistrados decidiu deportá-lo e colocar em prática a decisão do Ministério do Interior”, disse o advogado do parlamentar, Osama al-Saadi, à agência France Presse.

continua após a publicidade

Abu Teir foi eleito para o Parlamento palestino em Jerusalém Oriental em 2006, quando o Hamas venceu o secular grupo Fatah, do qual faz parte o presidente palestino Mahmoud Abbas. As informações são da Dow Jones.