O exército israelense realizou uma série de ataques aéreos na Faixa de Gaza na noite deste domingo, tendo como alvo posições do Hamas, em resposta a um foguete que atingiu uma cidade israelense de fronteira no início do dia. Um funcionário do Ministério da Saúde palestino Ashraf al-Qidra disse que dois palestinos, incluindo um rapaz de 17 anos, ficaram levemente feridos.

continua após a publicidade

Autoridades palestinas informaram que quase todos os ataques aéreos foram registrados no norte de Gaza, perto da fronteira com Israel. Embora a maioria das bombas tenham sido direcionadas ao Hamas, o grupo militante islâmico que controla Gaza, uma atingiu um acampamento militar usado pelo grupo Jihad Islâmica.

continua após a publicidade

O tenente-coronel Peter Lerner, porta-voz militar israelense, disse que a operação foi significativa “para trazer tranquilidade para o povo do sul de Israel”. Ele acusou o Hamas de tentar “infligir dor, causar medo e aterrorizar” israelenses no meio do período de férias de verão.

continua após a publicidade

O lançamento de foguete ocorrido mais cedo atingiu a cidade israelense de Sderot no meio do dia e interrompeu o tem sido um verão tranquilo na região. O foguete caiu em uma área residencial, explodindo ao lado de uma casa. Não houve feridos.

Israel e Hamas travaram uma guerra de 50 dias no verão de 2014. Desde então, um cessar-fogo foi amplamente realizado. Mas militantes em Gaza, ocasionalmente lançam foguetes ao território israelense. E Israel atribui ao Hamas a responsabilidade por todos os ataques que emanam do território.

No sul da cidade de Gaza, centenas de militantes do Hamas mascarados realizaram um desfile para marcar o aniversário da morte de três membros seniores mortos durante a guerra de 2014. Os soldados camuflados exibiam foguetes e armas enquanto marchavam. Abu Obeida, porta-voz da ala militar do grupo, disse que o Hamas continuaria sua luta contra Israel até “a vitória ser alcançada”. Fonte: Associated Press