O governo israelense vai interromper a negociação de paz com os palestinos em resposta a um novo acordo de unidade entre facções palestinas. O Gabinete de Segurança de Israel decidiu por unanimidade nesta quinta-feira cortar os contatos com os palestinos após uma reunião de cinco horas. O órgão anunciou a decisão em comunicado enviado a jornalistas.
A decisão parece ter encerrado um esforço de nove meses do secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, para intermediar as discussões. O prazo estipulado para a negociação de paz termina na próxima terça-feira.
Israel condenou a decisão do presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, de formar um governo de unidade com o movimento rival Hamas após uma ruptura de sete anos. Israel e o Ocidente consideram o Hamas um grupo terrorista.
Mais cedo, o ministro de Relações Exteriores de Israel, Avigdor Lieberman, já havia adiantado que um possível acordo de paz com os palestinos se tornou impossível depois que o Hamas e a Fatah selaram o acerto para formação do governo. Fonte: Associated Press.