Israel faz homus de 4 toneladas e bate recorde libanês

Cozinheiros da cidade israelense de Abu Ghosh, perto de Jerusalém, bateram um recorde hoje. Eles conseguiram preparar 4.090 quilos de homus, a pasta de grão-de-bico que é o principal produto e uma obsessão quase religiosa para muitas pessoas no Oriente Médio.

Os cozinheiros duplicaram a quantidade produzida no último recorde de fabricação de homus, estabelecido em outubro por cozinheiros do Líbano. Jack Brockbank, um juiz enviado de Londres pelo Guinness, o livro dos recordes, confirmou que os cozinheiros israelenses agora detém o recorde.

Centenas de israelenses – árabes e judeus – se reuniram ao redor do prato gigante, montado na antena parabólica emprestada por uma emissora local. Muitos deles dançavam enquanto um cantor interpretava uma música de amor árabe para a pasta de grão-de-bico.

O Líbano e Israel estão oficialmente em guerra há seis décadas. Três meses atrás, quando os cozinheiros libaneses conquistaram seu recorde, consideraram a medida uma reafirmação da propriedade de uma comida libanesa que eles afirmam que foi apropriada pelos israelenses.

A guerra do homus começou esquentar há algum tempo. Em 2008, um grupo de comerciantes libaneses anunciou planos para processar Israel para que o país parasse de preparar homus e outros pratos regionais como israelenses.

O ministro de Turismo do Líbano, Fadi Abboud, disse que seu país planeja superar o novo recorde israelense preparando um prato ainda maior de homus na fronteira com Israel. “Dessa forma, eles podem aprender como fazer homus”, disse ele.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo