Aviões não tripulados da Força Aérea de Israel estão patrulhando os céus sobre um trecho da fronteira marítima do país com o Líbano, no Leste do Mediterrâneo, onde existe um campo de gás natural no fundo do mar cuja posse é reivindicada pelos dois países. A informação partiu de um militar da defesa de Israel. O oficial não revelou quantos aviões teleguiados, também chamados de drone, realizam as missões de patrulha.
As declarações foram feitas logo após novas ameaças do grupo xiita libanês Hezbollah, que ameaçou usar a força se Israel tentar extrair reservas naturais libanesas.
Durante os últimos dois anos, Israel descobriu dois campos de gás natural, os quais possuiriam reservas suficientes para abastecer o país durante décadas. O Líbano afirma que os campos ficam em suas águas territoriais.
“Nós alertamos Israel e não tocar essa área do mar ou tentar roubar as reservas libanesas”, afirmou o secretário-geral do Hezbollah, Hassan Nasrallah.
Israel afirma que usará a força se os campos de gás que afirma serem seus forem atacados. Líbano e Israel não possuem relações diplomáticas e a fronteira marítima entre os dois países não foi demarcada.
As informações são da Associated Press.