Israel alerta palestinos sobre aproximação com Hamas

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou ontem que a Autoridade Palestina não deve buscar a reconciliação com o grupo militante palestino Hamas. Segundo ele, caso isso ocorra, não haverá paz com Israel.

“Nós ouvimos que a Autoridade Palestina está pensando em se unir ao Hamas. Eu direi a eles algo muito simples: você não pode ter a paz com Israel e com o Hamas. É um ou o outro. Não ambos”, afirmou Netanyahu durante discurso para a arrecadadores de fundos judaicos. “Escolham a paz com Israel. Abandonem a união com o Hamas porque esse grupo é a antítese da paz,” afirmou Netanyahu.

Funcionários do movimento Fatah, do primeiro-ministro da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas Abbas, que controla a Cisjordânia, e os rivais do grupo islâmico Hamas, que controlam a Faixa de Gaza, disseram no sábado que os dois lados tiveram “conversas positivas” para superar suas diferenças.

Abbas aceitou um convite do Hamas para visitar Gaza. A Autoridade Palestina pretende realizar eleições presidenciais e legislativas em até seis meses, mas não há data marcada para isso. O Hamas e o Fatah romperam em 2007, quando o grupo islâmico expulsou as forças de Abbas de Gaza. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo