Irritado, Obama convoca general para se explicar

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama convocou o general Stanley McChrystal, o mais alto comandante norte-americano na guerra no Afeganistão, para que ele explique as críticas feitas ao governo americano, o que eleva as dúvidas sobre o futuro do general à frente da missão.

O porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, disse hoje que o presidente está “ansioso” para falar com McChrystal sobre seus comentários à revista Rolling Stone, na qual zomba do vice-presidente Joe Biden e de outras autoridades do governo.

Gibbs disse que “todas as opções” estão sobre a mesa no que diz respeito ao futuro de McChrystal, mas não disse se o general seria demitido. Ele acrescentou que os esforços do país no Afeganistão são “maiores do que qualquer pessoa”.

McChrystal e Obama devem se reunir amanhã da Casa Branca juntamente com outras autoridades do governo que foram criticadas no artigo. Gibbs disse que Obama ficou “bravo” quando leu o artigo ontem à noite.

McChrystal pediu desculpas pelos comentários que fez para a edição desta semana da revista Rolling Stone, que recebeu o título “The Runaway General” (O general em fuga). A revista irá para as bancas apenas na sexta-feira. Ele também telefonou para Biden para se desculpar, mas McChrystal e Obama ainda não conversaram, disse Gibbs.

McChrystal acusou o embaixador dos Estados Unidos no Afeganistão, Karl Eikenberry, de prejudicar seus esforços no país. Gibbs qualificou as declarações como um “erro enorme”, levando-se em consideração que McChrystal supervisiona milhares de tropas no Afeganistão. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo