Irene avança pelo Caribe e ganha força

O furacão Irene transformou-se na noite desta segunda-feira em uma tormenta de categoria 2 na escala Saffir-Simpson, que vai de 1 a 5. Os ventos máximos sustentados de Irene chegavam a 160 quilômetros por hora e o olho do furacão deslocava-se a 17 quilômetros por hora no sentido oés-noroeste, segundo o mais recente boletim do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.

A tempestade ganhava força à medida que avançava pelo Caribe e hoje à noite provocava fortes chuvas e ventanias em Porto Rico. O olho do furacão encontrava-se pouco ao norte da República Dominicana e, pela trajetória calculada pelos meteorologistas, poderia atingir o sudeste dos EUA no fim da semana com força de furacão.

Irene é o primeiro furacão a formar-se no Atlântico na temporada deste ano. Segundo as projeções, Irene dirige-se agora em direção às Bahamas e a expectativa é de que ganhe ainda mais força e se transforme em um furacão de categoria 3, com ventos de 184 quilômetros por hora.

Durante o dia, mais de 1 milhão de pessoas em Porto Rico ficaram sem energia elétrica por conta da passagem do furacão Irene, que derrubou árvores e inundou ruas nesta segunda-feira.

Não há informações sobre mortos ou feridos graves em Porto Rico, mas o governador Luis Fortuno declarou estado de emergência e pediu à população que permaneça em suas casas para evitar as linhas caídas de transmissão de energia, as ruas inundadas e outros perigos. “Não é hora de sair e descobrir o que aconteceu…é hora de ficar em suas casas”, disse Fortuno em coletiva de imprensa. As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo