A produção dos campos de petróleo de Kirkuk está funcionando normalmente, afirmou o ministro do Petróleo do Iraque, Jabbar al-Luaibi, ao Wall Street Journal nesta terça-feira. Na segunda-feira, as forças federais iraquianas entraram na região, que normalmente produz 250 mil barris por dia de petróleo, em resposta ao plebiscito sobre a independência do Curdistão.
Em uma declaração publicana no site do Ministério do Petróleo do Iraque, Luaibi também disse que os funcionários de uma empresa estatal local estavam trabalhando para evitar a suspensão da produção e das exportações. Ele afirmou que o Iraque planeja aumentar a produção para mais de 1 milhão de barris por dia em cooperação com empresas internacionais.
Por outro lado, o Ministério de Petróleo do governo autônomo do Curdistão iraquiano, responsável por pouco menos de 400 mil barris por dia excluindo Kirkuk, afirmou que “o petróleo ainda está fluindo por meio do oleoduto de exportação. Não tomaremos nenhum passo para parar esse fluxo”. Fonte: Dow Jones Newswires.