O Irã divulgará nesta sexta-feira (4) sua resposta às propostas oferecidas pelas maiores potências mundiais para encerrar o impasse referente a seu programa nuclear, anunciou o negociador Saeed Jalili, citado pela rede de televisão estatal. No mês passado, Javier Solana, chefe de política externa da União Européia (UE), apresentou ao Irã uma carta assinada pelos chanceleres de seis potencias mundiais oferecendo um pacote de incentivos tecnológicos e negociações totais caso Teerã suspenda o enriquecimento de urânio.
"Com base nisso, a resposta da República Islâmica à carta dos ministros de relações exteriores dos seis países será entregue hoje", disse Jalili. Os seis países citados pelo negociador iraniano são Alemanha, China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e Rússia.
Jalili não deu mais detalhes sobre o conteúdo da resposta e nem disse se seria um simples "sim ou não" ao pacote oferecido ou algo mais vago. Sem entrar em detalhes, ele informou também que os dois lados concordaram que as negociações aconteceriam novamente no final do atual mês iraniano do Tir, que se encerra em duas semanas.
"A República Islâmica preparou e apresentou uma resposta à carta dos seis países com uma visão construtiva e criativa e com foco no interesse coletivo", afirmou ele por telefone a Javier Solana. Segundo a televisão estatal, Solana disse: "Estou certo de que, ao tomar passos positivos, a atmosfera das negociações será construtiva e criará esperança".