O Irã pretende fazer uma reclamação oficial junto à Organização das Nações Unidas (ONU), após ter sido excluído pelo presidente Barack Obama do compromisso de nunca usar armas nucleares contra países que não as possuam.

continua após a publicidade

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Ramin Mehmanparast, disse hoje à agência de notícias Fars, que a ameaça implícita de usar armas nucleares é uma “ameaça à paz e à segurança internacional.” No domingo, 222 dos 290 parlamentares iranianos votaram à favor da reclamação oficial.

Na quarta-feira passada, Obama anunciou a nova estratégia nuclear americana, que inclui uma promessa de não usar armas nucleares contra países que não as possuam. No entanto, Irã e Coreia do Norte foram excluídos, pois o governo americano acusa estes países de não cooperarem com a comunidade internacional nas iniciativas de não-proliferação de armas nucleares.

A nova estratégia da administração Obama é focar menos nas áreas da antiga guerra fria, mas ao mesmo tempo impedir que as armas nucleares se espalhem para “estados bandidos” ou “caiam nas mãos de terroristas”.

continua após a publicidade

“Este tipo de manifestação mostra que os países que já têm armas nucleares representam a maior ameaça à segurança mundial,” completou o porta-voz.