Diplomatas iranianos confrontaram por duas vezes suas contrapartidas norte-americanas a respeito da carta assinada por senadores republicanos, que alertam para o fato de que o acordo pode não ter guarida do próximo presidente dos Estados Unidos.

continua após a publicidade

Segundo oficias dos EUA envolvidos nas negociações, o assunto surgiu uma primeira vez no domingo, durante a reunião entre diplomatas de alto escalão dos dois países. Esta segunda, o ministro de Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, voltou a questionar o secretário de Estado John Kerry sobre o documento.

Segundo a imprensa estatal iraniana, Zarif teria dito : “é necessário que a Casa Branca defina uma posição sobre este documento”.

Kerry e Zarif se encontraram por cerca de cinco horas em Lausanne, na primeira de uma série de reuniões que devem acontecer nos próximos dias. As próximas semanas são decisivas, dizem líderes europeus.

continua após a publicidade

“Estamos chegando a um ponto crucial”, disse a encarregada da política externa da Europa, Francesca Mogherini. Já o ministro das relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, disse que “após mais de dez anos de negociações, devemos agarrar a oportunidade”. Fonte: Associated Press.