O governo do Irã vai apresentar “novas iniciativas” durante as conversas sobre seu programa nuclear com as potências do P5+1 no fim de semana, disse nesta quarta-feira o principal negociador da equipe iraniana, Saeed Jalili, sem fornecer maiores detalhes.
“A delegação iraniana terá novas iniciativas e nós esperamos que o outro lado tenha uma postura construtiva”, afirmou Jalili à emissora iraniana em língua árabe, Al-Alam.
A partir de sábado, 14, o Irã vai retomar discussões sobre a questão nuclear com o P5+1 (grupo que inclui os membros do Conselho de Segurança da ONU – Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia, China – mais a Alemanha) em Istambul, capital da Turquia.
Jalili, que é próximo do líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, também advertiu as nações ocidentais que participarão das conversas a não aumentarem a pressão sobre Teerã. “A linguagem de ameaças e pressões nunca deu resultados e só reforça a determinação do povo iraniano”, afirmou.
O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, seguiu a mesma linha em comentários citados pela agência Irna. “A linguagem da força e dos insultos não dará resultado,” disse. As informações são da Dow Jones.