A Boeing poderá se beneficiar de um grande pedido em potencial vindo do Irã, segundo informou o ministro dos Transportes do país neste domingo. Ele já havia sinalizado que um acordo com a empresa rival Airbus estava em andamento e poderia incluir o modelo A380 superjumbo.
“Estamos abertos a comprar da Boeing”, disse Abbas Akhoundi em uma breve entrevista pouco mais de uma semana depois de os Estados Unidos e países do Ocidente concordarem em retirar um embargo à venda de aeronaves para o Irã como parte de um acordo mais amplo para conter as atividades nucleares do país.
Anos de sanções, algumas impostas no despertar da Revolução de 1979 e não ao longo do desenvolvimento do programa nuclear iraniano, deixaram o país com uma das mais antigas frotas aéreas do mundo. O Irã sinalizou interesse em modernizá-la rapidamente.
“Precisamos de pequenos aviões, médios e grandes”, disse Akhoundi. A aviação seria chave para reavivar a indústria do turismo, completou.
A Boeing afirmou que “há muitos passos que precisam ser dados caso se decida vender aeronaves para as companhias aéreas do Irã”. A companhia afirmou que está estudando a situação no momento.
Mesmo antes de as sanções serem levantadas, Akhoundi disse que o país tinha um acordo para comprar jatos da Airbus. A companhia não confirmou o pedido, mas disse que poderia entrar em negócios com as companhias aéreas iranianas seguindo as leis internacionais.
O acordo com a Airbus poderia ser para 127 aeronaves e endereçaria os planos para a frota até 2022, segundo informou numa entrevista o vice-ministro de Finanças e Relações Internacionais para os Transportes, Asghar F. Kashan. Seriam incluídos oito modelos A380 superjumbos, com entrega esperada para 2019.
Esse pedido significaria um grande impulso para a Airbus, empresa que tem lutado para encontrar compradores para seu principal avião. Muitas linhas aéreas abandonaram o modelo, que tem um preço de US$ 432,6 milhões.
Kashan afirmou que o acordo com a Airbus seria voltado principalmente para o modelo A320, mas também incluiria os modelos A330 e aviões usados do tipo A340. O Irã também planeja comprar 16 jatos A350, mais novo jato de longo alcance da Airbus.
O executivo-chefe da Airbus Tom Enders disse na semana passada que o Irã é um “grande mercado” cujas companhias aéreas poderiam comprar 400 a 500 aeronaves nos próximos anos.
Acordos para todos os novos aviões poderiam ser formalmente anunciados quando o presidente iraniano Hassan Rouhani visitar Paris na semana que vem.
A Iran Air, principal companhia do país, tem uma frota com idade de mais de 25 anos, de acordo com pesquisa do serviço de banco de dados AeroTransport. Fonte: Dow Jones Newswires.