Irã pode produzir urânio altamente enriquecido, diz site

Funcionários norte-americanos afirmaram acreditar que o Irã tenha a “habilidade técnica” para produzir urânio altamente enriquecido, segundo informou o jornal Guardian hoje, citando documentos diplomáticos dos Estados Unidos publicados pelo site WikiLeaks.

Em um encontro de especialistas nucleares internacionais em Viena (Áustria), em 2009, um funcionário dos EUA afirmou que o Irã já havia demonstrado em operações em centrífugas que tinha a “capacidade técnica para produzir urânio altamente enriquecido, se escolher fazê-lo”. Consequentemente, mesmo se Teerã não tiver a capacidade de produzir esse material de maneira viável comercialmente, o país “é capaz de produzir quantidades significativas de urânio pouco enriquecido”, de acordo com o telegrama vazado.

O jornal britânico nota que a produção de urânio altamente enriquecido é considerada uma fase crucial para se obter uma arma nuclear. O Irã e potências mundiais se encontram em Istambul hoje para discutir o programa nuclear do país. Teerã garante ter apenas fins pacíficos, mas as potências lideradas pelos EUA temem que o país busque secretamente armas nucleares. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna