Irã minimiza alerta dos EUA sobre Estreito de Ormuz

O governo do Irã rejeitou hoje o aviso dos Estados Unidos contra o fechamento do Estreito de Ormuz. Um comandante da Guarda Revolucionária iraniana afirmou que “nossa resposta a ameaças são ameaças”. “Não temos dúvidas sobre nossa capacidade de colocar em prática estratégias defensivas para proteger nossos interesses vitais. Vamos agir mais decisivamente do que nunca”, disse o vice-comandante da Guarda, brigadeiro-general Hossein Salami, segundo a agência de notícias Fars.

Ontem, o Irã declarou que seria “realmente muito fácil” para o país fechar o Estreito de Ormuz, via crucial para o transporte de petróleo do Golfo Pérsico. Já a Quinta Frota dos Estados Unidos, sediada no Bahrein, deu um recado claro: não vai permitir o bloqueio do tráfego de navios por meio do Estreito de Ormuz.

Em entrevista na manhã de quarta-feira à iraniana Press TV, o almirante Habibollah Sayari, chefe da Marinha iraniana, disse que fechar o estreito seria mais fácil “que beber um copo d’água”. “Mas hoje (ontem) não precisamos (fechar) o estreito porque nós temos o Mar de Omã sob controle, e podemos controlar o tráfego.” Sayari falou no momento em que o Irã está no meio de exercícios navais de dez dias em águas internacionais, ao leste do Estreito de Ormuz, no Golfo de Omã. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo