O ministro das Relações Exteriores do Irã, Manouchehr Mottaki, marcou o dia 15 deste mês como data para o início de uma nova rodada de conversas sobre o programa nuclear do país com as potências mundiais. A informação foi divulgada pela agência de notícias semioficial Mehr. Segundo a agência, Mottaki disse que o diálogo é “esperado” para começar no dia 15. No domingo, o ministro sugeriu que a Turquia pode ser o local dos debates.
O diálogo inclui a presença de Estados Unidos, Rússia, China, Grã-Bretanha, França e Alemanha. As potências lideradas pelos americanos temem que o Irã esteja em busca de armas nucleares. Teerã, porém, afirma ter apenas fins pacíficos.
Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã reiterou hoje que, para o país, um acordo para troca de combustível nuclear é um tema separado do programa nuclear do país como um todo. O Irã chegou a fechar um acordo de troca de combustível, em maio, com Brasil e Turquia. Mas esse pacto foi rejeitado pelas potências, segundo as quais o documento não incluía o urânio produzido adicionalmente por Teerã desde o ano passado.
Nos últimos dias, meios de comunicação do Ocidente informaram que Washington preparava uma nova rodada de propostas para o Irã, que incluía um acordo de troca de combustível. Essas reportagens não especificavam se essas propostas seriam discutidas na próxima conversa. As informações são da Dow Jones e da Associated Press.