Os iranianos irão às urnas em março de 2012 para escolher novos representantes no Parlamento, que terão um mandato de quatro anos, informou o Ministério do Interior neste domingo. “A eleição para o majlis (Parlamento) será na sexta-feira, 2 de março”, disse Mostafa Mohammad Najjar.

continua após a publicidade

O presidente do Parlamento, Ali Larijani, comanda o órgão Legislativo de 290 membros, dominado por conservadores. Larijani já criticou várias vezes o presidente Mahmoud Ahmadinejad, especialmente em questões econômicas. Há cerca de 60 deputados reformistas.

O órgão que monitora as eleições no Irã é o Conselho dos Guardiães, com poder de vetar candidaturas e de anunciar os resultados finais.

As últimas eleições presidenciais no Irã, em junho de 2009, acabaram com a reeleição de Ahmadinejad. Líderes oposicionistas, porém, afirmaram que houve fraudes e convocaram grandes protestos.

continua após a publicidade

Dezenas de pessoas foram mortas em manifestações após a eleição. Milhares foram presas, mas a maioria foi liberada posteriormente. Vários líderes reformistas, porém, acabaram sentenciados a duras penas de prisão.

Os líderes oposicionistas Mir Hossein Mousavi, ex-primeiro-ministro, e o ex-presidente do Parlamento Mehdi Karroubi enfrentam prisão domiciliar desde uma grande manifestação em 14 de fevereiro, que reuniu milhares de pessoas. Ambos foram candidatos à presidência nas últimas eleições. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade