Irã fará queixa sobre ataque a uma mesquita de Teerã

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse no domingo que fará uma queixa aos órgãos internacionais a respeito de um ataque a bomba ocorrido numa mesquita de Teerã na quinta-feira, cometido por um grupo insurgente que, segundo ele, recebe apoio dos EUA.

Na quinta-feira, um duplo atentado contra a Grande Mesquita da cidade de Zahedan, no sudeste do Irã, provocou a morte de 28 pessoas. A organização radical sunita Jundallah (soldados de Deus) enviou um e-mail para a rede de TV Al-Arabiya, do Qatar reivindicando a autoria do ataque, que teria sido motivado pela execução do líder do grupo por autoridades iranianas em junho.

Ahmadinejad não disse se a queixa seria feita especificamente contra os EUA, mas afirmou à rede de televisão estatal que os norte-americanos deram suporte ao atentado. “Se (o presidente dos EUA, Barack) Obama não conhece as ações das forças americanas, dizemos a ele que as tropas americanas com base no Afeganistão e no Paquistão apoiam estas ações. Ainda assim, o presidente americano envia mensagens de condolências.”

Obama e outras autoridades norte-americanas condenaram os ataques. Ahmadinejad também considerou o Paquistão responsável por abrigar terroristas, acrescentando que Islamabad “precisa ser responsável”. As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna