O Irã anunciou nesta quinta-feira que removeu o núcleo sensível de seu reator nuclear da usina de água pesada de Arak, em cumprimento com as exigências do Plano Integral de Ação Conjunta (JPCOA, sigla em inglês) que Teerã assinou com os países do Grupo 5+1 para que fossem retiradas as sanções internacionais.

continua após a publicidade

“O recipiente do núcleo do reator de Arak foi removido e inspetores da AIEA [Agência Internacional de Energia Atômica] irão visitar o local inspecioná-lo nesta quinta-feira. Estamos prontos para o dia da implementação do acordo”, disse o porta-voz da Organização de Energia Atômica do Irã, Behrouz Kamalvandi.

Kamalvandi disse que o “dia da implementação”, quando o Irã começará a receber alívio de sanções internacionais em troca de restrição de seu programa nuclear sob acordo de julho de 2015, ocorrerá “muito em breve”.

Sob o acordo nuclear, o Irã deve redesenhar o reator de Arak e por isso não pode produzir plutônio para armas nucleares. O Irã nega que tenha tido qualquer intenção de construir armas nucleares.

continua após a publicidade

“Os buracos do núcleo serão preenchidos com concreto. O núcleo seria inicialmente cortado em partes, mas não aceitamos, à medida que queremos mantê-lo como símbolo da indústria nuclear do Irã”, disse Kamalvandi à TV estatal iraniana. Fonte: Associated Press