Irã diz estar pronto para diálogo nuclear com potências

O Irã está pronto para conversas com as potências mundiais “no futuro próximo” sobre seu programa nuclear, afirmou hoje Ramin Mehmanparast, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores. “Sobre as conversas com o 5+1, o presidente (Mahmoud Ahmadinejad) já deu visões francas, e em princípio nós estamos prontos para isso”, disse o porta-voz, referindo-se ao diálogo entre o Irã e o grupo composto pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) – Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Rússia e China -, mais a Alemanha.

“Nós esperamos que, com uma abordagem correta no sentido do reconhecimento dos direitos da república islâmica de manter atividades (nucleares) pacíficas, nós teremos conversas no futuro próximo”, afirmou o porta-voz.

As seis potências se encontraram com o Irã em Genebra, em outubro do ano passado, e fecharam um acordo para troca de combustível nuclear. O pacto, porém, está desde então emperrado e, em junho, o CS aprovou uma quarta rodada de sanções a Teerã, por sua recusa a interromper o enriquecimento de urânio. Em consequência, o país persa anunciou a suspensão do diálogo até setembro.

O Irã afirma manter um programa de energia civil com fins pacíficos, mas as potências lideradas pelos EUA temem que o país busque secretamente armas nucleares. Durante uma reunião com Ahmadinejad no último domingo, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse ter esperança de que o Irã se envolva “construtivamente em negociações” com a comunidade internacional. Em Nova York para a Assembleia Geral da ONU, Ahmadinejad disse que seu país está pronto para retomar esse diálogo com as potências. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna