Cerca de dez ativistas iranianos foram detidos nos dois dias anteriores ao aniversário da revolução islâmica de 1979, comemorado hoje, informou o site opositor Rahesabz. Dentre eles estão Maziar Khosravi, jornalista do diário reformista Shargh, e o estudante ativista Payman Aref. Outro site opositor, o Sahamnews, diz que houve corte do serviço de telefonia na casa do ex-presidente do Parlamento e líder opositor Mehdi Karoubi e de integrantes de sua família.
Karoubi está impedido de receber visitantes em sua casa até a próxima segunda-feira, segundo o site. Ele e o ex-primeiro-ministro Mir Hossein Moussavi solicitaram – e tiveram negada – permissão para realizar uma manifestação na segunda-feira em apoio aos levantes no Egito e na Tunísia.
O movimento de oposição iraniano – que realizou enormes protestos após a contestada reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad em 2009 – não participou das comemorações do aniversário da revolução ocorridas nesta sexta-feira. As informações são da Dow Jones.