O Irã vai continuar a enriquecer urânio a 20%, afirmou hoje um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do país à agência Irna. A declaração foi dada pouco tempo depois de Teerã concordar com um acordo para enviar a maior parte de seu urânio enriquecido para a Turquia.
“Claro que o enriquecimento a 20% irá continuar em nosso próprio país”, disse o porta-voz Ramin Mehmanparast. O Irã recebeu muitas críticas internacionais em fevereiro, após começar a enriquecer urânio a 20%, necessário como combustível em seu reator de pesquisas.
O processo de enriquecimento de urânio pode ser usado tanto para fins pacíficos como para um programa de armas nucleares. Potências lideradas pelos Estados Unidos temem que o Irã busque secretamente essas armas, mas Teerã alega ter apenas fins pacíficos. Para produzir uma bomba atômica, é preciso urânio enriquecido a mais de 90%.
O Irã já foi alvo de três rodadas de sanções no Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) por se recusar a interromper o enriquecimento de urânio. Agora, os EUA e outros países negociam uma quarta rodada de sanções ao Irã no CS. As informações são da Dow Jones.