O governo do Irã confirmou hoje que o país e seis potências mundiais concordaram em realizar uma nova rodada de conversas sobre o programa nuclear iraniano nos dias 21 e 22 de janeiro, em Istambul, na Turquia. O diálogo busca resolver a disputa em torno do programa nuclear do país, que segundo potências lideradas pelos Estados Unidos mascara uma iniciativa para fabricar armas nucleares. O governo do Irã, porém, garante que seu programa tem apenas fins pacíficos.
Um porta-voz da chancelaria iraniana confirmou as datas das conversas. No sábado, o ministro das Relações Exteriores da Turquia também citou esses encontros. As discussões envolvem Reino Unido, China, França, Rússia, EUA e a Alemanha. A rodada anterior de conversas ocorreu em 6 e 7 de dezembro, em Genebra (Suíça), encerrando uma interrupção de 14 meses nas negociações internacionais sobre o programa nuclear iraniano.
O Irã já sofreu quatro rodadas de sanções no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) por causa de seu programa nuclear. As informações são da Dow Jones.