O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, condenou a decisão do Senado dos Estados Unidos de estender as sanções contra o país por mais 10 anos. De acordo com a emissora estatal do Irã, Zarif teria dito que o prolongamento da punição mostra “a falta de credibilidade do governo dos EUA”.

continua após a publicidade

A emissora também transmitiu um comunicado do presidente iraniano, Hassan Rouhani, dizendo que todos os signatários do acordo nuclear devem honrar seus compromissos. “O acordo é um produto de sete países, e um único país não pode acabar com ele com base nos seus interesses próprios”, disse Rouhani.

continua após a publicidade

Na sexta-feira, o porta-voz do ministro já havia emitido um documento condenando o ato, dizendo que a decisão dos EUA é uma clara violação do acordo nuclear fechando entre os dois países no ano passado.

continua após a publicidade

“O presidente dos EUA concordou dentro do pano de fundo do acordo nuclear que ele usaria sua autoridade para prevenir que a legislação tome quaisquer medidas que violem o acordo”, dizia o documento.

O acordo nuclear entre o Irã e outras seis nações removeu uma variedade de sanções internacionais, em troca de limitações sobre o programa nuclear iraniano. No entanto, os EUA ainda mantêm seu próprio conjunto de sanções, que estão programadas para expirar no dia 31 de dezembro, caso não seja estendidas.

O chefe da Organização Iraniana de Energia Atômica, Ali Akbar Salehi, disse ontem que o país irá considerar cuidadosamente como responder. Fonte: Dow Jones Newswires.