As negociações entre o Irã e seis potências mundiais sobre um acordo abrangente sobre programa nuclear iraniano “muito provavelmente” chegarão a uma conclusão bem-sucedida até 20 de julho, disse o presidente do país, Hassan Rouhani, nesta quinta-feira.

continua após a publicidade

“Os sinais que temos recebido nos últimos dias estão nos dizendo que é muito provável que cheguem a um acordo até o final de julho”, disse Rouhani a jornalistas em Xangai, onde participa de uma conferência sobre segurança. “Nós podemos conseguir isso.”

O Irã insiste que suas atividades de tecnologia nuclear são destinadas a uso civil, enquanto as potências ocidentais suspeitam que seus objetivos não são pacíficos.

Os comentários de Rouhani vieram depois de uma quarta rodada de negociações aparentemente infrutíferas em Viena na semana passada.

continua após a publicidade

Rouhani aproveitou a entrevista para criticar alguns países que estariam criando obstáculos nas negociações nucleares, sem citar nenhum especificamente.

“Há certos países nos bastidores que querem criar problemas. Se eles não tiveram a oportunidade de sabotar as negociações, teremos tempo suficiente para alcançar o sucesso final”, disse ele.

continua após a publicidade

Mas ele também disse que o prazo de 20 de julho poderá ser prorrogado se o acordo não for alcançado a tempo. “Podemos estender esse acordo provisório por mais seis meses”, disse ele. Fonte: Dow Jones Newswires.