Enchentes e raios mataram pelo menos oito pessoas no sul da China, região afetada por chuvas fortes que destruíram lares e bloquearam estradas, informou a agência estatal de notícias Xinhua neste sábado.
As inundações decorrentes das chuvas sazonais neste mês já forçaram centenas de milhares de chineses a abandonar suas casas e deixaram mais de 170 mortos ou desaparecidos.
Duas pessoas morreram depois de serem atingidas por raios na província de Guizhou, enquanto outras duas foram levadas pela enchente na noite de sexta-feira, segundo a Xinhua. A agência de notícias informou ainda a morte de mais quatro pessoas, mas não forneceu detalhes sobre o assunto.
O Ministério de Assuntos Civis revelou na sexta-feira que inundações e chuvas mataram 25 pessoas, deixaram outras 25 desaparecidas e desabrigaram cerca de 671.200 desde a última segunda-feira (dia 13).
A Xinhua não esclareceu se as últimas baixas estavam incluídas no número divulgado pelo ministério.
As chuvas torrenciais devem persistir durante o final de semana. Deslizamentos de terra destruíram partes de uma linha ferroviária no sudoeste da China na noite de quinta-feira, prejudicando 5 mil passageiros de trens, de acordo com autoridades do setor.
Cerca de 1.200 trabalhadores continuam liberando vias e fazendo reparos ao longo dos trilhos da linha de Chengdu-Kunming, que liga as capitais das províncias de Sichuan e Yunnan, segundo a Xinhua. As informações são da AP.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)