Inspetores nucleares dos EUA deixam Coreia do Norte

Os quatro inspetores americanos que monitoravam o programa nuclear da Coreia do Norte deixaram o país comunista hoje depois de terem sido expulsos pelo governo. Os americanos desembarcaram hoje em Pequim em voo procedente de Pyongyang e recusaram-se a conversar com jornalistas. A saída deles ocorre apenas um dia depois da partida dos inspetores nucleares da Organização das Nações Unidas (ONU), que também foram expulsos pelo governo local. A expulsão de todos os inspetores estrangeiros deixa a comunidade internacional sem meios de monitorar as instalações nucleares norte-coreanas, capazes de produzir plutônio para uso em armas caso sejam religadas.

A Coreia do Norte comunicou esta semana à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que está reativando seu programa nuclear e anunciou que boicotará “para sempre” as negociações multilaterais sobre seu desarmamento. A decisão norte-coreana é uma reação à repreensão do Conselho de Segurança da ONU a um lançamento de foguete realizado por Pyongyang na semana passada.

O Conselho de Segurança da ONU condenou por unanimidade o disparo de foguete efetuado pela Coreia do Norte em 5 de abril, por considerá-lo uma violação a resoluções da entidade e intensificou as sanções contra Pyongyang. A Coreia do Norte afirma ter enviado ao espaço um foguete transportando um satélite experimental de telecomunicações. Os Estados Unidos, o Japão e a Coreia do Sul acusaram Pyongyang de ter promovido um teste ilícito de tecnologia utilizável em mísseis balísticos intercontinentais.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna