Inserção profissional (III): aprendizado crítico na prática

Caracterização da proposta: A presente pesquisa toma como objeto de estudo a formação inicial do pedagogo/professor pela inserção profissional em escolas de Ensino Fundamental da rede pública. Tal inserção se faz no contexto do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, cuja proposta inclui programas de aprendizagem denominados Pesquisa da Prática Pedagógica, que se constituem num eixo fundamental do currículo do curso de Pedagogia tendo em vista a estreita articulação da teoria com a prática. Assim, a inserção do futuro pedagogo/professor se inicia no 1.º período do curso de Pedagogia com 2h/a semanais e se amplia para alcançar 8 h/a do 5.º ao 8.º períodos.

Esse estudo desenvolveu-se inicialmente com um grupo de doze alunas no quinto período, ampliando-se para dezenove no sétimo período. A inserção dessas alunas no quinto período deu-se pela ação docente na Educação Infantil desenvolvida em um Centro de Educação Infantil. No sexto período, o mesmo grupo ampliou sua ação para os anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública situada na mesma comunidade. No sétimo período, a atuação centrou-se na proposta de ?Gestão integrada da prática pedagógica no espaço escolar?. Para essa proposta, o grupo fez uso dos dois espaços: Centro de Educação Infantil e Escola Estadual de Curitiba-PR.

O ponto de partida e de chegada para as atividades organizadas no espaço de um ano por alunas do 7.º e 8.º período do curso de Pedagogia foi o conhecimento dos espaços, tanto pelo mapeamento como pela ação docente que já haviam sido realizados pelas alunas que atuaram no ano anterior. Assim, o primeiro momento dessa proposta de Pesquisa da Prática Pedagógica foi uma reflexão sobre a comunidade escolar, tomando por base a pesquisa realizada no ano anterior.

Em função das observações e registros, criou-se uma proposta de trabalho para os dois espaços de inserção profissional. A cada dia, após as atividades na escola, reuníamo-nos e refletíamos; era um espaço de ação-reflexão-ação que foi sendo construído em nosso espaço de trabalho duas vezes por semana. Nesses momentos, o grupo apontava os avanços, os limites, bem como o que fazer nas próximas atividades, sempre em busca da superação dos limites.

Portanto, foi a partir da realidade que conhecíamos, pelo olhar da ação docente, pelos projetos lidos, pelo projeto pedagógico analisado, pelo regimento dessas escolas e pelo novo olhar que lançamos após as reflexões, que foram criados, pelas alunas, alguns projetos de acordo com a necessidade desses espaços. Todos estavam ancorados na gestão integrada AE/SE/OE. Para explicar a proposta desenvolvida, usamos a metáfora do ?guarda-chuva?: nós, a partir de um olhar para a escola como gestores de um projeto maior, criamos, nesse projeto maior, alguns subprojetos. No Centro de Educação Infantil, mais conhecido como creche pela comunidade, foram organizados dois projetos: Relação escola e família e a discussão do Projeto Pedagógico com as professoras. Na Escola Estadual de Ensino Fundamental (primeira a quarta série), foram desenvolvidos vários projetos; o espaço era maior, 12 salas de aulas, entre 50 e 60 professores nos três turnos. O trabalho foi organizado para o turno da manhã com professores e alunos. Os subprojetos durante o primeiro semestre de 2004 (7.º período) foram: Relação Escola e Comunidade, Literatura e Biblioteca, Sala de Recursos ou Apoio Pedagógico, Uso do Material Pedagógico da Escola, Projeto Pedagógico e Inclusão ou Classe Especial.

No semestre seguinte, com base nas pesquisas e reflexões, ainda fazendo uso da metáfora do ?guarda-chuva?, o projeto de ?Gestão integrada da prática pedagógica? voltou-se à formação continuada dos professores como os subprojetos: na escola, ?Oficina de idéias?, ?Interdisciplinaridade?, ?Apoio pedagógico? e ?Parceria com alunos que estavam cursando o sexto período do curso de Pedagogia?, os quais assumiam a direção de classes para que os professores pudessem se reunir com as alunas do 8.º período na realização de oficinas sobre temas demandados por elas. Já no Centro de Educação Infantil, um grupo de três alunas deu continuidade aos projetos ?Relação escola e família?, Projeto Pedagógico e ?Parceria com o curso de Enfermagem?, envolvendo alunos de outras unidades da universidade.

Nota – Trabalho apresentado no Congresso Internacional Educação e Trabalho: Representações Sociais, Competências e Trajetórias Profissionais- Aveiro Portugal, maio/2005.

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