Um terço dos ingleses entre seis e 14 anos acredita que o primeiro homem a pisar na Lua foi Winston Churchill, revelou uma pesquisa feita com 1.400 estudantes que visava avaliar o nível de conhecimento de astronomia dos jovens.
Sobretudo os estudantes entre seis e dez anos disseram com convicção que não o norte-americano Neil Armstrong, mas sim o famoso primeiro-ministro britânico nos tempos da Segunda Guerra Mundial é quem pisou pela primeira vez o solo lunar. O erro pode ser explicado em parte pelo fato de que, no Reino Unido, Churchill possui uma aura mítica. Seis anos atrás, por exemplo, uma pesquisa da BBC elegeu o ex-primeiro ministro como "o britânico mais importante de todos os tempos".
A pesquisa sobre conhecimentos de astronomia revelou outros erros assustadores. Para duas em cada cinco crianças o nome Mars (marte em inglês) não lembra primeiramente o vizinho planeta vermelho, mas sim uma popular marca de chocolates. Um terço dos entrevistados não sabia nem mesmo que a Terra é um planeta pertencente ao Sistema Solar, 72% das crianças entrevistadas não foram capazes de reconhecer a Lua em uma série de fotografias e 60% não têm a mínima idéia de quantos planetas existem no Sistema Solar.
A pesquisa, financiada pela Walt Disney em colaboração com a Royal Astronomical Society, mostrou apenas um ponto positivo: a maioria das crianças inglesas admitiu que é ruim em astronomia e que gostaria de aprender mais. Curiosamente, uma pesquisa recente revelou que um em cada quatro britânicos considera Churchill, morto em 1965 aos 90 anos de idade, um personagem literário inventado sem nenhuma base histórica, enquanto acredita piamente que o detetive Sherlock Holmes, personagem fictício criado pelo escritor Arthur Conan Dole, realmente existiu.