O índice de preços ao consumidor da Alemanha (harmonizado com a União Européia) subiu 0,4% em junho, com alta de 3,4% em comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com dados preliminares divulgados hoje. Sem ajustes, o índice subiu 0,3% no mês e avançou 3,3% na comparação com o mesmo período de 2007; economistas previam uma alta de 3,2%.
Embora a inflação na Alemanha esteja mais baixa do que na maioria dos outros 14 países da zona do euro, seu peso no índice da zona do euro é de 27% e sua aceleração deverá implicar movimento semelhante no índice dos 15 países. Outro país que divulgou o índice de preços ao consumidor (harmonizado) nesta sexta-feira (27) foi a Espanha: alta de 5,1% em junho, na comparação com o mesmo mês do ano passado.
"Nossa previsão para a inflação na zona do euro em junho é de 3 9% a 4,0%", disse Eoin O’Callaghan, economista do banco BNP Paribas, em Londres. O dado será divulgado na próxima segunda-feira; em maio, o índice de preços ao consumidor da zona do euro subiu 0,6% em relação a abril, com alta de 3,7% em comparação com o mesmo período de 2007. As informações são da Dow Jones.