A inflação ao consumidor na Rússia desacelerou para 16,4% no ano em abril, na primeira queda na taxa depois de meses, informou o Serviço Estatal de Estatísticas do país. No mês, a taxa de inflação de abril ficou em 0,5%, levemente abaixo da previsão dos economistas e abaixo do 1,2% de março, dos 2,2% em fevereiro e dos 3,9% em janeiro. A taxa anual estava em 16,9% em março e em 16,7% em fevereiro.

continua após a publicidade

A agência disse que o principal motivo para a desaceleração na alta dos preços em abril foi o declínio de 3,7% nos preços de frutas e vegetais, no momento em que o mercado se ajusta a uma recuperação modesta no câmbio do rublo.

A desaceleração se segue a uma forte alta nos preços no primeiro trimestre, puxada pela forte desvalorização do rublo em dezembro e por restrições a importações que a Rússia impôs, em resposta a sanções ocidentais impostas contra Moscou no ano passado. Mesmo com a desaceleração em abril, os preços avançaram 27,6% nos primeiros quatro meses do ano, segundo o instituto oficial. Fonte: Dow Jones Newswires.

continua após a publicidade