O presidente do Banco da Reserva da Índia, Urjit Patel, afirmou que os principais bancos centrais do mundo devem ampliar sua rede de linhas de swap cambial para mercados emergentes, alegando que uma espécie de “apartheid” na provisão de moedas estrangeiras prejudica os esforços para combater a instabilidade financeira.
A declaração foi feita durante seminário em Washington com líderes de autoridades monetárias e ministros das finanças do mundo. Patel disse que há uma “forte assimetria” na maneira como bancos centrais disponibilizam moeda no mundo.
Tais linhas de swap cambial ficaram mais populares desde o estouro da crise financeira e passaram a ser usadas como importantes ferramentas para estabilizar sistemas financeiros, permitindo que bancos em dificuldades tenham acesso a dólares, euros e outras divisas.
Mercados emergentes foram amplamente excluídos deste fluxo, disse Patel, tornando-os dependentes de grandes reservas internacionais em moeda estrangeira para estabilizar suas economias diante de grandes movimentos de capital. “Chegou o momento de interromper essa abordagem sectária”, afirmou o presidente do Banco da Reserva da Índia. Fonte: Dow Jones Newswires.