A Índia enviou hoje soldados às ruas da Caxemira para conter protestos na região. Os militares tomaram o controle de áreas até então sob responsabilidade de policiais ou paramilitares, relataram moradores e um repórter da France Presse. Mais dois manifestantes muçulmanos foram mortos hoje em confrontos na região, segundo a polícia.
As tropas foram destacadas junto com outras forças de segurança ao longo da principal rodovia de Srinagar, que leva para o aeroporto da cidade, em uma tentativa de manter em atividade a fundamental via.
Soldados também foram vistos por moradores nas vilas de Budgam, no centro, e Baramulla, no norte da Caxemira. As principais cidades e focos de distúrbios da região estão sob estrito toque de recolher, desde o último domingo.
Pelo menos 96 pessoas morreram em recentes protestos pela independência da Caxemira da Índia, um país de maioria hindu. Outra opção dos manifestantes é que o país seja incorporado ao Paquistão, uma nação muçulmana. Desde 1989, a insurgência já deixou mais de 68 mil mortos na Caxemira.