Dois incêndios ocorriam nesta segunda-feira na Califórnia, já tendo destruído casas, apartamentos e centenas de outras construções, conforme percorriam comunidades rurais do Estado, deixando pelo menos um morto e fazendo milhares de pessoas fugirem das chamas. Autoridades estaduais disseram que 23 mil pessoas tiveram de deixar suas casas por causa do fogo.
Um dos incêndios ocorria no norte da Califórnia e o outro, a menos de 320 quilômetros, em Sierra Nevada. O diretor do escritório da defesa civil, Mark Ghilarducci, disse que 13 mil pessoas deixaram suas casas por causa do incêndio ocorrido 30 quilômetros ao norte do Napa Valley. Ele afirmou ainda que cerca de 10 mil pessoas tiveram de deixar suas residências em Sierra Nevada. Os centros para acolher pessoas estavam lotados. Além da morte confirmada, havia outras pessoas desaparecidas, segundo Ghilarducci, que não deu detalhes sobre a morte.
O fogo começou na tarde de sábado e se espalhou rapidamente, na região que sofre com secas há quatro anos. No domingo, o governador Jerry Brown declarou estado de emergência para liberar recursos com mais facilidade para a resposta ao problema. Fonte: Associated Press.