Um incêndio no maior centro comercial de Bangladesh provocou nesta sexta-feira (13) a morte de pelo menos quatro pessoas, informaram autoridades e a mídia locais. Já o número de feridos subiu para 50. O fogo começou no 18º andar do centro comercial Bashundara City, mas a causa do incêndio ainda é desconhecida, disse a bombeira Selina Chowdhuty. O prédio de 22 andares situa-se em Daca, a capital bengalesa. Segundo a bombeira, apesar dos esforços dos bombeiros, as chamas continuavam se espalhando para andares mais altos do edifício horas depois do início do combate ao fogo.
Não se sabe quantas pessoas estavam no interior do centro comercial quando o incêndio começou. Médicos do Hospital Shamarita identificaram uma das pessoas mortas como um segurança que trabalhava no centro comercial. Mais tarde, quando o fogo já havia sido debelado, equipes de resgate encontraram os corpos de três homens no interior de um elevador, disse disse Mahbubur Rahman, um oficial da Polícia Metropolitana de Daca. O Hospital Shamarita recebeu pelo menos 17 pessoas intoxicadas pela fumaça. Outros hospitais de Daca receberam mais 33 vítimas do incêndio, a maior parte delas também com sintomas de intoxicação. Três pessoas foram resgatadas por um helicóptero militar no alto do edifício.
Quinze viaturas trabalham no combate ao fogo. Soldados e policiais bengaleses ajudavam os bombeiros nos esforços de resgate, disse Abul Kalam Azad, porta-voz da primeira-ministra Sheikh Hasina. Os bombeiros conseguiram chegaram pelas escadas até o 13º andar do edifício e lutavam para que as chamas não tomassem andares abaixo, disse Rahman. Inaugurado em 2004, o centro comercial possui mais de 2.000 lojas e cafés. A área onde o incêndio começou é administrativa e acredita-se que estivesse fechada nesta sexta. Em Bangladesh, a sexta-feira é um dia de descanso.