Autoridades gregas ordenaram a evacuação de todos os habitantes de Agios Stefanos, localidade a 23 quilômetros de Atenas ameaçada por grandes incêndios florestais. Os moradores foram instruídos a deixar suas casas depois de o fogo ter alcançado áreas residenciais neste domingo. Cerca de dez mil pessoas tiveram que sair da região.
Doze aviões de combate ao fogo e nove helicópteros estão ajudando os bombeiros em terra. Os incêndios já consumiram 12 mil hectares de florestas de pinus e outras espécies na região. Aeronaves da França, Itália e Chipre devem chegar ao país neste domingo para ajudar no combate às chamas.
As autoridades declararam estado de emergência na região metropolitana de Atenas. “A situação é trágica. O fogo está fora de controle em muitas frentes”, afirmou o governador da Grande Atenas, Yiannis Sgouros. É o pior incêndio a assolar a Grécia desde 2007, quando 70 pessoas morreram no sul do país. O vice-chefe do Corpo de Bombeiros, Stelios Stefanidis, afirmou que até o momento não há notícias de mortos ou feridos pelos incêndios, que começaram na sexta-feira e já se espalharam por uma área de 40 quilômetros.
O porta-voz do serviços de combate a incêndios, Yiannis Kapakis, disse ontem que 75 focos de incêndio atingem a Grécia desde as primeiras horas de sábado, dia 22 – incluindo chamas nas ilhas de Evia, Skyros e Zakynthos, assim como em partes no centro e sul do país.