Organizações de mídia condenaram neste sábado a prisão de um jornalista investigativo na Macedônia, após um tribunal de apelações manter as acusações contra ele, embora tenha reduzido a pena. Tomislav Kezarovski havia sido condenado a quatro anos de prisão em outubro de 2013, por revelar a identidade de uma testemunha em um caso de assassinato, em um artigo publicado na revista Reporter 92, em maio de 2008.

continua após a publicidade

Kezarovski estava sob prisão domiciliar desde a primeira condenação. Nesta sexta-feira, o tribunal de apelações reduziu a pena para dois anos e ordenou que ele cumprisse o restante da condenação – até outubro – na prisão, para onde já foi transferido.

A testemunha sobre a qual Kezarovski escreveu havia acusado duas pessoas de assassinato, mas posteriormente os suspeitos foram absolvidos, após um tribunal decidir que a testemunha não era credível. A testemunha disse aos juízes que foi pressionada pela polícia a fazer as acusações. Jornalistas da Macedônia dizem que o colega não deveria ter sido condenado e suspeitam de pressão política por trás da prisão. Fonte: Associated Press.

continua após a publicidade