A imprensa francesa está se perguntando por que o príncipe Albert II de Mônaco não se casa com sua namorada, Charlene Wittstock, que conheceu há oito anos e com quem apareceu em público oficialmente há dois anos.
Há um ano, o casal aparece junto nos eventos mais importantes do Principado de Mônaco, como o Baile da Cruz Vermelha e o Grande Prêmio de Fórmula 1.
Para a imprensa, a nadadora sul-africana de 30 anos "soube desempenhar quase à perfeição seu papel". "Soube segui-lo dia após dia, primeiro de longe e depois cada vez mais perto", desde sua primeira aparição oficial como namorada do príncipe.
O anúncio do casamento deveria ser feito em 20 de julho passado, durante o jantar de gala da associação Fight Aids, no Sporting Club de Mônaco. Mas à época, Albert desistiu do anúncio para não ofuscar a exposição dedicada à sua mãe, Grace Kelly.
Segundo a imprensa, um dos motivos pelo qual o príncipe está adiando o casamento é "o temor das conseqüências que a oficialização da relação poderia ter sobre Charlene".
Como Grace Kelly, que era atriz em Hollywood, Charlene sacrificou sua carreira de nadadora para instalar-se em Mônaco.
O príncipe declarou querer evitar qualquer comparação entre Charlene e sua mãe, mas disse estar consciente de que sua namorada "deverá não só suportar as pressões midiáticas, como também aquelas das pessoas de Mônaco".