Um alto membro do Exército de Libertação dos Tigres do Tamil Eelam (LTTE) foi morto nesta quarta-feira (11) em um ataque das forças oficiais, informaram os militares do Sri Lanka. É o segundo importante líder dos rebeldes morto nos últimos 16 meses. O anúncio ocorre um dia após um atentado suicida matar 14 pessoas e ferir com gravidade um ministro, no sul do país. Os militares afirmaram que os rebeldes foram responsáveis pelo ataque.
O brigadeiro Udaya Nanayakkara, porta-voz militar, disse que as tropas confirmaram a morte de Sabaratnam Selvathurai, conhecido como Thamilenthi, em confrontos na última cidade controlada pelos rebeldes, Puthukkudiyiruppu. Selvathurai, encarregado da unidade financeira do LTTE, é o segundo importante líder morto em ataques do governo. S.P. Tamilselvan, o chefe do braço político do grupo, foi morto em um ataque aéreo em 2007.
Os rebeldes ainda não comentaram o caso. Os jornalistas estão proibidos de entrar na zona de guerra. A morte pode dar mais força às forças oficiais, que lutam para tomar o último bastião dos rebeldes no norte do país. O LTTE aparentemente está perto da derrota, após 25 anos de guerra civil. O grupo rebelde luta desde 1983 pela independência da minoria tâmil, marginalizada há décadas pela maioria cingalesa. Mais de 70 mil pessoas foram mortas nesse confronto.