O partido Fidesz, do primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, não apoiará a candidatura de Jean-Claude Juncker para a presidência da Comissão Europeia, informou o escritório do premiê nesta terça-feira.

continua após a publicidade

O Partido do Povo Europeu (PPE), aliança à qual o Fidesz pertence, conquistou o maior número de assentos nas eleições encerradas no domingo para o Parlamento Europeu, de acordo com resultados preliminares. Juncker reivindicou a vitória. O Fidesz conquistou 12 assentos.

Orban disse que o Conselho da União Europeia – órgão formado pelos primeiros-ministros dos Estados membros – deve nomear o presidente da Comissão Europeia independentemente do resultado da eleição para o Parlamento Europeu.

O Fidesz já não havia apoiado o ex-premiê de Luxemburgo quando ele foi eleito o candidato do PPE “O comissário da União Europeia (Juncker) apontado pelo Luxemburgo causou apenas danos à Hungria nos últimos anos. Por que devemos apoiá-lo depois de tudo isso?”, disse Orban na rede de TV HirTV no domingo. Fonte: Dow Jones Newswires.

continua após a publicidade