Venezuela

Hugo Chávez promete respeitar referendo

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou neste domingo (15) que seu futuro está em jogo, no referendo sobre reeleições ilimitadas realizado neste domingo. Chávez prometeu, além disso, respeitar o resultado das urnas.

“Meu destino político está sendo decidido”, afirmou Chávez, cujo mandato termina em dezembro de 2012. “Nós reconheceremos o resultado, seja qual for, assim que for anunciado pelo Conselho Nacional Eleitoral”, acrescentou durante entrevista coletiva, na qual estava cercado por membros da família.

A proposta prevê a reeleição ilimitada para todos os cargos públicos do país, inclusive a presidência. Medida similar foi rejeitada em um referendo de dezembro de 2007.

No poder há uma década, Chávez afirma que a Venezuela “estaria na vanguarda de uma nova doutrina constitucional”, caso as reeleições ilimitadas passem.

Até meio-dia (hora local), cerca de 40% dos quase 17 milhões de eleitores venezuelanos haviam comparecido às urnas. No país, o voto não é obrigatório. As informações são da Dow Jones.