O presidente venezuelano, Hugo Chávez, defendeu a assinatura de um pacto de defesa entre Cuba, Nicarágua, Bolívia e Venezuela – os países membros da Alternativa Bolivariana para as Américas (Alba). "Parece que chegou o momento de conformarmos uma estratégia de defesa conjunta para que ninguém possa cometer nenhum erro com nossos povos", disse Chávez na noite de ontem, durante a cerimônia de encerramento da primeira reunião de ministros da Alba, em Caracas.

continua após a publicidade

Segundo o presidente venezuelano, o pacto permitiria compartilhar equipamentos e incluiria outras formas de cooperação militar, além dos serviços de inteligência. Ele seria necessário por causa "do terrorismo e agressão permanentes dos EUA" na região.

Durante o encontro, Chávez também criticou os países que possuem acordos de cooperação militar com os EUA, e anunciou a criação de um banco de desenvolvimento para financiar projetos conjuntos entre os países da Alba. "Estamos sendo obrigados a avançar cada dia mais rápido e com maior precisão", disse o presidente venezuelano.

continua após a publicidade