O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ameaçou expulsar o embaixador norte-americano, Patrick Duddy, durante seu programa de televisão no domingo (31), informou o jornal “The New York Times”. Chávez teria ficado irritado com as afirmações das autoridades norte-americanas de que houve aumento no tráfico de cocaína nos últimos anos.
Chávez chamou a administração do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, de czar da droga, John P. Walters, de “estúpido” e perguntou a Walters: “Você é estúpido?” descreve o jornal norte-americano. Chávez teria ainda dito que os EUA são o maior produtor de maconha. Walters é diretor do departamento de política de nacional para controle de drogas da Casa Branca.
Walters afirmou recentemente que o fluxo da cocaína colombiana na Venezuela quadruplicou desde 2004, atingindo cerca de 282 toneladas em 2007. O embaixador americano na Venezuela afirmou que os traficantes estariam tirando vantagem da tensa relação entre os Estados Unidos e a Venezuela. A ameaça de expulsão de Duddy é a primeira recebida por ele desde que chegou na Venezuela há um ano. Seu antecessor, William R. Brownfield, foi ameaçado de expulsão várias vezes, de acordo com o jornal.