Homenagem a Pinochet no site de Allende é retirada do ar

O domínio da internet NIC.cl, responsável pelos registros dos endereços on-line do Chile, devolveu à família do ex-presidente socialista chileno Salvador Allende o site com seu nome, que havia sido ocupado por um advogado a favor do ex-ditador Augusto Pinochet e usado para fazer uma homenagem ao ex-general, que depôs Allende em 1973.

O advogado pró-Pinochet Rodrigo Hidalgo aproveitou que a família de Allende não havia renovado o domínio do endereço salvadorallende.cl e registrou-o em seu nome, colocando no ar uma homenagem ao ex-ditador chileno.

Durante algumas horas na quarta-feira (26), o site mostrou uma montagem, feita por Hidalgo, na qual Salvador Allende aparecia em uma foto à esquerda e Augusto Pinochet à direita. Abaixo das fotografias, uma lista de afirmações exaltava a figura do ex-ditador e insultava o ex-presidente socialista. A situação foi corrigida, ainda ontem, pela empresa NIC, que redirecionou a página da web à outra que não mostra a homenagem a Pinochet.

A deputada e escritora chilena filha do ex-presidente deposto, Isabel Allende, que, ontem, prontamente criticou a NIC por ter permitido a ocorrência do episódio, elogiou "a reação que as pessoas tiveram, que se sentiram incomodadas como todos nós".

"É dramático para nós, como família, que em um ano tão importante, como é o do centenário do nascimento de meu pai, tenha ocorrido uma situação tão lamentável como esta, ou pior, mas o importante e positivo neste minuto é que o assunto foi solucionado momentaneamente", declarou Isabel.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo